Falso email do Show do Milhão traz vírus Chernobyl

Giordani Rodrigues

Depois de Silvio Santos ter sido alvo de boatos pela Internet e fora dela, sua imagem e seu nome agora estão sendo usados em golpes na rede. Uma mensagem fraudulenta oferecendo a oportunidade de participar do Show do Milhão, conhecido programa do apresentador, é o golpe da semana. Mas em vez de trazer um trojan para roubar senhas bancárias, como tem sido comum, o e-mail leva a um link com o vírus Chernobyl, altamente destrutivo.

A mensagem é uma variante do falso Big Brother Brasil 4. Em vez de um programa da Globo, traz um do SBT, mas o texto e os erros gramaticais ("O sbt.com esta fazendo uma alto seleção de candidatos") são idênticos. Para participar do falso Show do Milhão, o destinatário da mensagem deve baixar e preencher um "formulário", presente em http://www.gratisweb.com/donwloads2004/donwload.exe.

O arquivo executável é o vírus W95/CIH.1003a, segundo exame com o antivírus WebImmune da McAfee, ou W95/CIH, de acordo com o Panda ActiveScan. Estes são os nomes técnicos do Chernobyl, vírus criado em meados de 1998, em Taiwan, e bastante famoso por sua carga destrutiva. A variante encontrada na GratisWeb.com é a original, cuja data de ativação se dá em 26 de abril (data do acidente nuclear da usina de Chernobyl, daí o nome do vírus) e que é capaz de sobrescrever a Flash BIOS das máquinas infectadas, impedindo um novo boot (reinício do sistema).

Não se sabe se o vírus foi colocado no servidor por um cracker especialmente mal-intencionado, ou era um trojan que foi contaminado pelo Chernobyl, já que este código maléfico tem a capacidade de infectar arquivos executáveis. O fato é que o arquivo ainda estava no ar até o momento de publicação desta matéria e você não deve baixá-lo para seu computador.

InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home