Ela mora num vagão

O terreno, em frente a uma linha de trem em Curitiba, já parecia sugerir a idéia. Mas foi o gosto pelo inusitado, a paixão antiga por esse meio de transporte e uma tremenda persistência que levaram a arquiteta Karina Pimentel a viver neste vagão, comprado num leilão de sucatas da rede ferroviária federal. Apoiada numa estrutura de concreto (que também deu origem à garagem), esta moradia fora do comum chama a atenção de vizinhos, curiosos, estudantes de arquitetura e até de um maquinista que, emocionado, trouxe o filho. “Ele veio me contar que este vagão fazia parte da composição que costumava conduzir”, lembra Karina.

Como tantas outras histórias sobre a construção de casas, a de Karina Pimentel começa com a compra do terreno. O lote era velho conhecido: ficava nas redondezas do primeiro emprego da arquiteta após a faculdade e ela, que começou a namorar o pedaço de terra nos passeios da hora do almoço, manteve o flerte durante dez anos. Um dia, decidiu tocar a campainha de um vizinho e perguntar quem era o dono daquela área comprida e estreita, de 11 x 24 m. “Descobri que o local estava à venda. Marquei uma hora com o proprietário e ele aceitou minha proposta”, lembra. Até aqui, a história segue um roteiro bastante convencional. Mas, para entender por que esta narração desemboca num vagão de trem, e não numa prosaica casinha, é preciso deixar Karina falar.

“Desde criança, tenho uma relação forte com trens. O fato de unir dois pontos, levar gente, percorrer um trilho, cruzar montanhas, o barulho do apito, tudo isso sempre me atraiu. Ainda menina, fiz um passeio até Paranaguá pela estrada de ferro centenária e senti a ligação se estreitar”, conta. Vários amigos sabiam dessa paixão da arquiteta e foi um deles, Marcel, quem telefonou para avisar que a rede ferroviária estava prestes a leiloar vagões. A essa altura, fazia um ano que Karina comprara o terreno. Sem muito tempo para pensar, pois o leilão começava em duas horas, ela e o amigo partiram. “Eu não sabia direito como um leilão funcionava. Era a única mulher entre um monte de homens, estava muito nervosa. Nem acredito que arrematei meu vagão."

Quando o leiloeiro bateu o martelo, Karina imaginou que, ao final dos trâmites para a liberação do veículo, bastaria transportá-lo pelos trilhos até a linha de trem em frente ao terreno. Estava enganada. “Por uma norma de segurança, a rede ferroviária não permite que um vagão trafegue sozinho. Seria preciso colocá-lo sobre uma carreta e conduzi-lo pelas ruas de Curitiba”, diz. O amigo Marcel entrou em ação novamente: arrumou o caminhão e ajudou a traçar um percurso pelas avenidas mais largas da cidade, prevendo que o vagão poderia entalar ou enroscar nos fios. “Resolvemos fazer a mudança no horário da final da Copa do Mundo, quando o Brasil foi pentacampeão, pois as ruas estariam vazias”, conta Karina. “Mas choveu e tivemos de adiar para o domingo seguinte.”

O comboio finalmente partiu. “Porém, a apenas 50 m do terreno, o vagão, que pesa 37 toneladas, quase tombou. Tratamos de endireitá-lo com cordas puxadas por outro caminhão”, lembra a arquiteta. Mais imprevistos: a rua do terreno é estreita, não havia espaço para o veículo fazer a curva e entrar no lote. “Foram duas semanas até criar um aparato que erguesse todo aquele peso.” As economias da arquiteta, e também alguns empréstimos de amigos, se esgotaram na logística de transporte. Karina teve de engavetar a idéia inicial: usar o vagão como escritório e construir uma casa ao lado dele. Decidiu morar e trabalhar no mesmo espaço. “Estou realizada. Mas não desisti do meu projeto original."


Texto: Liége Fuentes e Lúcia Santos Gurovitz

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home