Dieta rica em peixes reduz à metade o risco de asma

Consumir regularmente peixes gordurosos, como o salmão ou a cavalinha, pode diminuir o risco de apresentar os sintomas da asma, segundo uma pesquisa britânica.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, sugere que o consumo frequente de peixes como salmão, cavalinha e arenque pode produzir um efeito protetor contra a enfermidade. Essa é a evidência mais recente de que a dieta é importante na determinação do risco de desenvolver asma. Ela representa ainda um acréscimo à lista de benefícios atribuídos aos peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.

"Esse trabalho reforça as evidências existentes de que uma dieta rica em peixes oleosos pode proteger contra asma," informou a National Asma Campaign, organização não-governamental que auxilia os portadores da enfermidade.

"Vários estudos sugerem haver uma associação entre o consumo de determinados alimentos e a redução da incidência de asma. Essa pesquisa demonstrou que existe uma possível associação entre o consumo de peixes oleosos, frutas frescas e magnésio -- nutriente encontrado em frutas frescas e legumes, mas eliminado com o cozimento -- e a redução de taxas de asma," afirmou a entidade.

Os resultados reforçam o argumento de que alterações no estilo de vida podem ser uma das causas do aumento da ocorrência de asma.

A equipe de Cambridge avaliou 770 voluntários que participavam de uma pesquisa maior, chamada Levantamento Europeu do Câncer (European Prospective Investigation of Cancer), um estudo de longo prazo acerca dos efeitos da dieta sobre o câncer.


Yahoo!
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home