CPI da Pedofilia ouve diretores do UOL

Claudia Rondon, do Plantão INFO

SÃO PAULO – O portal UOL será ouvido hoje pela CPI da Pedofilia sobre uso indevido das salas de chat, diz Agência Brasil.

O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), conduzirá a discussão. Conforme informou Gil Torquato, do UOL, à agência de notícias, as salas são criadas por assinantes identificados.

De acordo com fonte do UOL, a empresa tem condições técnicas para fornecer as informações requisitadas pela Polícia Civil e não está apreensiva com as investigações.

Cerca de 600 internautas que utilizaram a sala de bate-papo de nome Incesto terão sigilo quebrado a pedido da Polícia Civil de São Paulo. Nesta quarta-feira, outros 805 usuários do Orkut suspeitos de praticar pedofilia também terão a quebra de sigilo de dados pessoais.

Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira de Provedores da Internet (Abranet), “os grandes provedores de internet assinaram documentos desde 2005 em que se comprometem a combater a pedofilia.”

Entre as principais ações no combate a esse tipo de crime, ele destacou a utilização de banners de alerta que estão espalhados nos sites, como medida para incentivar ao usuário a fazer denúncias contra infratores.

“Existem filtros que são aplicados que coíbem palavras de baixo calão, por exemplo, mas não existe uma censura previa do provedor na expressão de cada um.

Mas sim, uma ação de filtragem para algumas palavras para ‘ciceronear’ a privacidade do usuário, tomando o cuidado para não invadi-la”, afirma.

Desde setembro de 2005, o Comitê Gestor da Internet no Brasil disponibilizou a “Cartilha de Segurança na Internet”, na internet, cuja última atualização data de outubro de 2006.

Parajo diz que o documento seria uma prévia de um manual que poderia auxiliar juristas a ampliar os conhecimentos de crimes na Internet.

Mas, segundo informou Parajo, ainda não há previsão para a publicação desse novo documento.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home