Software para notebooks alerta sobre terremotos
 
O medo de terremotos é novidade para os cidadãos brasileiros. Especialistas de outros países como Estados Unidos, já acostumados com o fenômeno, procuram métodos de ajudar a prevenir estragos e tranqüilizar populações. Cientistas acreditam que os acelerômetros presentes em alguns notebooks podem ajudar nessa busca, criando uma rede de alertas.

O QCN (Quake Catcher Network - Rede captadora de terremotos), ainda em fase de testes, foi desenvolvido por sismologistas da Universidade de Stanford, e funciona através dos acelerômetros (sensores de movimento) presentes em alguns modelos de notebooks da empresa Apple. De acordo com osite Technology Review, o sistema conecta vários notebooks em várias partes dos Estados Unidos e do o mundo (como no projeto SETI@home, que procura vida inteligente no espaço), que formam uma rede que monitora e reporta terremotos a um servidor central.

"Não queremos prever terremotos, estamos tentando medi-los rapidamente e coletar informação antes que o estrago seja feito em grandes populações", disse Jesse Lawrence, sismologista da Universidade de Stanford. Paul Davis, um professor de geologia da Califórnia, acrescenta: "Já existem muitos sismógrafos sofisticados na Califórnia (uma das áreas de atuação iniciais do sistema), mas eles se encontram muito distantes um dos outros. A nova rede não poderá substituí-los, mas poderá preencher esses espaços vazios".

Os proprietários de MacBooks, iBooks ou Powerbooks (fabricados a partir de 2005) podem ajudar, avisando sobre um terremoto que acabou de ocorrer, ou até mesmo funcionando como um sistema de aviso, dando uma utilidade social para o seu computador, noticia o site Gizmodo.

Para os brincalhões que gostam de assustar pessoas, é bom ficar sabendo que chacoalhar o computador não colocará uma cidade inteira em desespero, pois o sistema do software desenvolvido para a rede analisa os movimentos com acuidade o suficiente para diferenciar um terremoto de uma sacudidela.

"Computadores desktop também poderiam ajudar, possuindo um sensor de movimento USB, que já é utilizado em carros", disse Jesse. "Pretendemos conseguir alguns desses dispositivos USB para que sejam distribuídos em escolas, para que os estudantes também possam ajudar", completou.

A rede funcionará, inicialmente, na Baía de São Francisco e em algumas áreas de Los Angeles e Califórnia. Para obter mais informações a respeito do projeto e baixar o aplicativo (somente para notebooks Apple), visite o site do QCN em qcn.stanford.edu.

Magnet

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home