Internautas votam para eleger corte de cabelo
 
Em agosto do ano passado, quando Sarah James, da Califórnia, estava indecisa sobre usar ou não franjas, submeteu a questão ao mundo em seu blog de beleza, o whoorl.com.
A democracia, afinal, pôs fim ao caos e ao sofrimento em muitos países; talvez também pudesse pôr fim ao tormento dos maus penteados, imaginou.

"Não achei que alguém fosse prestar atenção", conta Sarah, 33, que é dona de casa. Mas no dia seguinte, quando verificou o site, mais de 700 pessoas haviam votado em sua pesquisa. Delas, 70% favoreciam a franja. Ela adotou o penteado. Sarah ficou feliz, assim como 492 de seus leitores.

Em setembro, todo esse amor serviu para dar origem à seção Hair Thursday, que ela publica a cada quinta-feira em seu blog. As pessoas submetem fotos e Sarah - que tem bom olho para penteados, apesar de não ser cabeleireira treinada - sugere dois estilos de corte ou penteado. Os leitores do blog votam e selecionam o preferido. A seção já mostrou 50 pessoas, e há outras 150 na lista de espera.

"Jamais imaginei que cabelos fascinassem as pessoas a esse ponto", diz Sarah.
Um número cada vez maior de usuários da Internet está recorrendo a pesquisas online a fim de decidir sobre cortes ou estilo de cabelo, barba feita ou por fazer. Sites abrigam centenas de fotos e vídeos de pessoas que pedem aos comentaristas que digam o que deveriam fazer quanto a seus penteados.

Os blogueiros em geral optam por inserir no post o link de um serviço de pesquisa, de modo que os leitores precisam apenas clicar em um botão para votar. Uma busca no site de um serviço de blogs resulta em mais de quatro mil posts com a pergunta "devo cortar meu cabelo?"

O site de Sarah é um dos poucos lugares em que esse tipo de consulta ganhou um teor mais formal. Em junho, ela planeja criar um segundo site, no qual os leitores poderão votar sobre maquiagem e roupas, além de cabelo.

No humanhairstyler.com, um site criado dois anos atrás, as pessoas podem realizar cortes e penteados virtuais, apresentados em formato tridimensional e depois submetidos à votação dos usuários. As imagens são criadas por Ofer Hod, um designer multimídia de Israel. Os dois sites que ele opera, o humanhairstyler e o baldlygo.com, onde as pessoas podem experimentar que cara teriam se fossem carecas, receberam mais de 1,6 mil fotos até hoje. Quando Hod começou a oferecer seu serviço de retoque capilar no baldlygo.com, em 2005, o número de visitantes aumentou seis vezes.

Os dias em que a empresa de cosméticos Clairol perguntava em seus anúncios se "ela pinta ou não" são coisa do passado. Em lugar disso, a questão atual é "devo ou não devo?" As cirurgias cosméticas, no passado discutidas apenas em murmúrios, agora são tema de conversas de jantar e programas de TV, enquanto a escolha de penteados dos riscos e famosos cria temas incessantes para revistas e sites.

Os dias em que o ideal era fazer com que a beleza parecesse natural também se foram. Em lugar disso, todo mundo deseja a confirmação dos números, como se fossem todos cantores disputando o amor de uma coleção virtual de jurados de programa de calouros. E, ao que parece, a aprovação coletiva importa mais que a escolha pessoal, ou os conselhos dos amigos. Sua amiga pode determinar que brinco fica melhor com a sua roupa, mas decisões mais duradouras requerem a segurança dos números - mesmo que isso seja o equivalente virtual de perguntar a todos os demais passageiros que esperam o trem se você deveria ou não usar costeletas.

Para Rand Fishkin, 28, usar as opiniões de terceiros para definir sua aparência parecia ser uma extensão natural da prática conhecida como "crowd sourcing", sob a qual empresas ou sites permitem que usuários criem e administrem conteúdo. Em setembro de 2007, Fishkin, então presidente-executivo da SEOmoz, uma empresa que faz trabalhos de otimização para serviços de busca, postou seis fotos pessoais em seu blog, seomoz.org/blog, e pediu que os leitores escolhessem a favorita.

Mais de 400 usuários anônimos o ajudaram a escolher entre cavanhaque, barba cheia ou rosto liso. No mês seguinte, quando ele chegou a Estocolmo para uma conferência ostentando uma cuidadosa barba por fazer, gente que ele nem conhecia o abordava para dizer que tinha feito a escolha certa. "Para um leitor, é interessante ter uma conexão mais pessoal com alguém do que a simples conexão propiciada pelo conteúdo de um blog", ele disse.

Heather Sanders, web designer e blogueira de Huntsville, Texas, começou a consultar seus leitores no ano passado para decidir se deveria abandonar seu corte de cabelo curto e espetado em troca de madeixas longas.

"Para mim é difícil", ela escreveu em seu blog, ohmystinkinheck.com, na primavera do ano passado. "Tenho desejos secretos de escovar longas madeixas e de fazer tranças em meus cabelos, mas nunca cedi a essas tentações na prática".

De lá para cá, Heather, 35, consulta os leitores sobre o estado de seus cabelos cada vez mais longos, a intervalos de alguns meses. Em julho, ela estava tão cansada do cabelão que só uma das sete escolhas que propunha envolviam deixar o cabelo crescer ainda mais. No entanto, foi essa a opção mais votada, de modo que ela perseverou.

Barry Schwartz, professor de psicologia na Universidade Swarthmore, disse que transferir decisões a terceiros pode ser uma maneira inteligente de se sentir bem sobre uma decisão ainda que você não aprecie os resultados dela.

"Deixar que outras pessoas escolham permite que você não fique obcecado com a possibilidade de que tenha feito a escolha errada", ele disse. "Você talvez continue a não apreciar o resultado, mas ficará apenas insatisfeito, e não furioso consigo mesmo por não ter escolhido outra coisa".

The New York Times

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home