Em crise, Gradiente não oferece garantia

SÃO PAULO - A Gradiente atravessa problemas econômicos que a impedem de oferecer garantia de fábrica.

Desde fevereiro de 2007, a companhia tem dificuldades para repor eletrônicos vendidos aos consumidores que apresentam defeitos. A companhia chegou a comunicar lojas de varejo de que seus produtos não possuem a garantia de fábrica.

Em setembro, em nota ao mercado, a empresa explicou que passa por dificuldades econômicas e atravessa período de profunda reestruturação.

Além de não oferecer garantia de fábrica, a empresa não consegue oferecer componentes para as assistências técnicas, impedindo muitos consumidores de consertarem eletrônicos que deixem, por algum motivo, de funcionar corretamente.

Procurada pelo Plantão INFO, a assessoria da Gradiente disse que a empresa não se manifesta sobre o período especial que atravessa. Em nota, a empresa reafirma que “passa por um processo de reestruturação dos seus negócios e, conseqüentemente, enfrenta problemas relativos ao fornecimento de componentes para a sua rede de assistência técnica”.

“A questão vem sendo acompanhada pela companhia, que realiza todos os esforços com o objetivo de equacionar o quanto antes as pendências junto aos consumidores”, diz o texto. A empresa não comentou o fato de não oferecer garantia.

Segundo o Procon, uma vez que uma empresa coloca produtos no varejo ela é responsável por oferecer garantia ao consumidor, mesmo que avise antes que não há garantias. Caso o produto deixe de funcionar, a empresa deve consertá-lo, trocar por um novo ou devolver o dinheiro ao consumidor num prazo de até 30 dias, diz o órgão de defesa dos consumidores.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

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