América Latina puxa venda de PCs, diz Gartner

SÃO PAULO - Relatório mostra que mercado de PCs segue aquecido no mundo. HP mantém liderança sobre Dell.

O Gartner liberou um relatório preliminar que aponta a venda de computadores em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano. Os Estados Unidos, maior mercado mundial de PCs, vendeu 15,2 milhões de máquinas, alta de 3% sobre o ano anterior. O dado é positivo para um mercado que esperava retração nas vendas nos Estados Unidos, em função da expectativa de recessão local.

No bloco que soma Europa e Oriente Médio, as vendas cresceram 14,9%. Na Ásia, este índice ficou em 19%. A maior expansão regional foi registrada na América Latina, onde das vendas de PCs somaram 6,3 milhões de máquinas no período, crescimento de 19,1% sobre igual período de 2007.

O relatório do Gartner está alinhado com outros estudos que apontam países emergentes da América Latina e Ásia como mercados de maior potencial de crescimento. Esta semana, a Nokia fez análise nessa direção, apontando os emergentes como saída para manter o crescimento na venda de smartphones no mundo.

O relatório também monta ranking dos maiores fabricantes de PCs no mundo. A HP segue líder, com 12,9 milhões de máquinas vendidas. A Dell aparece em segundo com 10,5 milhões, seguida por Acer (6,7 milhões) e Lenovo (3,07 milhões). Outras marcas menores somam 32 milhões de PCs vendidos.

No total, o Gartner contabilizou vendas de 71,05 milhões de máquinas nos três primeiros meses do ano, um crescimento de 12,1% sobre igual período de 2007.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home