Roupa robótica aumenta a força do usuário
 
Uma empresa japonesa apresentou hoje em um evento espetacular em Tóquio uma espécie de roupa robótica cujo objetivo é facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos. Quando o indivíduo coloca a roupa, chamada "Hal", vê sua força aumentar de forma considerável, o que faz o inventor Yoshiyuki Sankai afirmar que a mesma será muito útil para pessoas da terceira idade.

A roupa robô, que parece algumas das invenções vistas nos mangás - histórias em quadrinhos japonesas -, também poderá ser usada em programas de reabilitação para pessoas com deficiências físicas.

Hal está equipado de vários sensores que percebem os movimentos do corpo, o que ajudaria seus usuários a executarem ações que não poderiam realizar por si mesmos.
O evento de apresentação, realizado na sede do Ministério de Ciência japonês, consistiu em uma demonstração das capacidades de Hal, fabricado pela empresa Cyberdyne.

Sankai convidou o secretário-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Yoshitsugu Harada, a levantar com o braço esquerdo quantos sacos de arroz pudesse.
Harada disse basta já no segundo saco, pois cada um pesava dez quilos. Posteriormente o professor Sankai colocou três pacotes no braço de uma pessoa que usava a roupa robótica e que agüentou, sem esforço algum, uma carga de 30 kg.

O Japão é um dos países nos quais a população se torna cada vez mais velha, por isto existe a expectativa de que o setor de serviços para a terceira idade viva em breve um grande florescimento.

EFE

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home