Windows caminha para o colapso, diz Gartner

SÃO PAULO - Analistas dizem que sistema operacional “está entrando em colapso em função de seu peso”.

Os analistas do Gartner Michael Silver e Neil MacDonald fizeram previsões duras para o principal produto da Microsoft, o Windows.

Falando sobre o futuro dos sistemas operacionais durante o simpósio ITxpo, em Las Vegas, os analistas usaram a palavra “colapso” para se referir ao futuro do Windows.

Segundo Silver, que teve suas declarações reproduzidas na versão inglesa do site ZDNet, a Microsoft enfrenta uma dificuldade crescente em inovar e vê seu principal produto tornar-se ineficiente em diversas plataformas.

O Windows Vista por exemplo, argumenta Silver, não serve para máquinas ultraportáteis e laptops educacionais, computadores que estão ganhando muitos usuários no mundo.

Em dispositivos portáteis, diz o Gartner, sistemas como a versão do Mac OS para o iPhone, são muito melhor acabados, diz.

“O Windows do jeito que o conhecemos está acabando”, disse Silver. O analista diz que o sistema da Microsoft é “muito monolítico” e se a companhia quiser manter a liderança entre os sistemas operacionais deverá criar diversas versões do Windows nos próximos anos.

“O ideal seria que existissem muitos Windows, um para cada tipo de cliente”, disse outro analista, Neil MacDonald.

O Gartner sugere que um bom caminho para o Windows seja torná-lo “uma composição que adapte diversos aplicativos, de vários fabricantes” e não mais algo “integrado” como a Microsoft buscaria tornar sua relação entre sistema operacional e aplicativos.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home