Professor cego cria celular vibratório em Braille
 
No Japão, um professor aposentado cego deu uma utilidade interessante para o conhecido recurso "vibracall" de celulares: auxiliar deficientes visuais a utilizar e interagir com um dispositivo móvel.

Esse tipo de tecnologia não é exatamente nova. A Apple, inclusive, já havia patenteado uma tecnologia de resposta ao toque que poderia ser utilizada para esse fim, contudo o modelo desenvolvido por Nobuyuki Sasaki pula e balança, facilitando a compreensão dos sinais, segundo o Engadget Mobile.

E, diferente do primeiro invento, este foi programado para responder com pulsos a cada tecla pressionada, através de um par de terminais acoplados ao aparelho que vibra em uma freqüência específica para formar uma mensagem.

A linguagem Braille japonesa funciona com seis pontos que formam todo o alfabeto, e que poderiam ser representados pelos números 1, 2, 4, 5, 7 e 8.

De acordo com o site IntoMobile, os envolvidos no projeto trabalham agora com uma forma de diminuir o conversor do teclado para que ele possa se adequar aos padrões comerciais, um passo importante para que a tecnologia seja um dia vendida, algo ainda sem previsão de acontecer.

Magnet

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home