| 
				Internet é mais popular que TV na Europa 
A internet ultrapassou a televisão na 
		lista dos meios de comunicação preferidos pelos europeus, segundo uma 
		pesquisa de preferências de mídia realizado pela Associação Européia de 
		Publicidade Interativa (EIAA, na sigla em inglês).  
		Esta é a primeira vez que a televisão fica relegada ao segundo lugar 
		no estudo, realizado anualmente desde 2003.   
		A pesquisa, conduzida com mais de sete mil pessoas em dez países 
		europeus, mostra que os jovens entre 16 e 24 anos agora passam 10% a 
		mais do seu tempo conectados à internet do que em frente à televisão. O 
		levantamento ainda mostrou que 96% dos entrevistados disseram ter 
		reduzido a utilização de outros meios de comunicação por causa da 
		internet. A televisão foi a mais prejudicada: 40% dos europeus assistem 
		menos à televisão e 28% lêem menos jornais.   
		Outros 21% afirmaram que chegam a dormir menos porque estão 
		conectados à internet.   
		Ao mesmo tempo, o estudo indica que a televisão online está se 
		tornando mais popular. Atualmente, 30% dos usuários de internet assistem 
		a algum tipo de vídeo pela rede.   
		"O número de pessoas que assistem à TV, a filmes ou a videoclips 
		online pelo menos uma vez por mês aumentou 150% desde 2006. Isso foi 
		acelerado pela maior penetração da banda larga: 81% de todos os usuários 
		de internet agora usam este tipo de conexão", diz o estudo.   
		Atualmente 57% dos europeus acessam a internet regularmente cada 
		semana, o equivalente a 169 milhões de pessoas, um aumento de 6% em 
		relação ao ano anterior.   
		Desde 2006, o número de pessoas maiores de 55 anos que utilizam a 
		rede aumentou em 12% e o de mulheres subiu 8%.   
		A freqüência com que os europeus acessam a rede também aumentou: 75% 
		dos usuários de internet se conectam entre cinco e sete dias por semana, 
		um aumento de 61% em comparação com 2004.   
		"Agora o desafio para os publicitários é criar campanhas apropriadas 
		para esse novo tipo de consumidores", afirmou Michael Kleindl, 
		presidente da EIAA.   
		O estudo também mostrou que para 32% dos entrevistados, o email é o 
		item mais indispensável da internet, seguido dos mecanismos de busca 
		(25%).   
		Os sites de relacionamentos, como o Orkut e o Facebook, vêm em 
		terceiro na lista de preferências.   
		"Isso mostra como a internet tem se tornado uma parte integral de 
		nosso cotidiano", diz a EIAA.   
		BBC Brasil 
					 |