Rádio online criada e operada por cegos é sucesso em SC

Um grupo de cegos vem fazendo sucesso em Santa Catarina depois da criação de uma rádio online, fruto de um trabalho de quase dois anos. Quatro profissionais de áreas diversas, integrantes da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), comandam a programação da emissora. O site criados por já eles recebeu mihares de visitas em pouco mais de três meses de operação.

A "Rádio Legal" (no endereço www.radiolegal.org) é formada pelo jornalista Jean Schutz, 25 anos, pelo músico Reinaldo Tunes, 50, o bacharel em Direito William Aparecido Silva, 29, e o servidor público Jairo da Silva, 30. Deficientes visuais, os quatro se dedicam à escolha de programação musical da emissora, além de buscar notícias e programação cultural voltada não só aos cegos.

Com poucos equipamentos e apenas um computador na sede da emissora, eles trabalham em casa e depois se reúnem para editar o material. "Estamos há dois anos lutando para montar nossa emissora e resolvemos lançá-la pela Internet porque é mais fácil e sem burocracia", contam, acrescentando que a Associação Catarinense para Integração do Cego está tentando transformar a rádio online numa FM.

A emissora online, segundo eles, funciona como uma empresa comum. Schutz prepara uns CDs com uma programação especial de Natal para vender aos ouvintes. O objetivo é levantar fundos para a compra de novos equipamentos.

"Temos boa música e conteúdo cultural", diz Schutz. Com uma programação musical que eles mesmos definem como "de qualidade" e diferente das emissoras tradicionais, os próximos planos dos quatro incluem ampliar a cobertura do noticiário. "Queremos desmistificar essa história de que somos cegos e por isso, incapacitados", afirmam. "Nossa cabeça funciona e conseguimos fazer muitas coisas".


Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home