Jovem recebe braços controlados por cerebro

Christian Kandlbauer, um jovem austríaco de 20 anos, é o primeiro europeu a usar braços mecânicos comandados pelo cérebro, desenvolvidos por uma empresa alemã em seu centro de pesquisa em Viena, segundo informou nesta quarta-feira a imprensa austríaca.

Kandlbauer, um mecânico que perdeu os dois braços em conseqüência de um acidente com corrente elétrica de alta tensão, poderá voltar a exercer sua profissão, já que as próteses permitem que ele movimente os braços e as mãos sem fazer movimentos bruscos, declarou ao jornal Kurier, de Viena. O rapaz, que teve um braço amputado até o ombro e o outro acima do cotovelo, é o primeiro europeu e a terceira pessoa no mundo a se beneficiar da invenção.

"De agora em diante voltarei a fazer tudo sem ajuda dos outros. Ninguém pode imaginar como é sempre precisar de alguém para ir ao banheiro, para comer e para tomar banho", disse Kandlbauer, acrescentando que esta novidade dá uma nova qualidade de vida a pessoas como ele.

Segundo explicou um porta-voz da empresa que inventou os braços mecânicos, até agora, este tipo de prótese apenas permitia três possibilidades de movimento: abrir e fechar a mão, levantar e descer o cotovelo e girar a mão, sendo que cada um deles só podia ser realizado isoladamente.

Os novos braços de Kandlbauer têm sete articulações cada um, e ele pode movimentar várias delas ao mesmo tempo apenas com o comando do cérebro, explicou o cirurgião Manfred Frey, que conduziu as operações. Kandlbauer ainda tinha nos ombros restos dos nervos que atingiam os braços e transmitiam os impulsos cerebrais. Tais restos foram transferidos pelos médicos aos músculos do peito, onde recebem sinais que são registrados por eletrodos e desencadeiam os movimentos correspondentes.
 

EFE

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home