Cientistas criam robô capaz de controlar baratas

Um grupo de cientistas europeus desenvolveu um tipo de robô capaz de influenciar nas decisões tomadas por grupos de baratas. "Resultados experimentais demonstram a possibilidade de compartilhar e controlar ações coletivas entre máquinas e animais. Sociedades animais podem ser os primeiros sistemas biológicos onde robôs autônomos e indivíduos vivos colaboram para solucionar problemas", disse à BBC Brasil o cientista José Halloy, da Universidades Livre de Bruxelas, que coordena o projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Rennes (França) e a Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).

"Ainda não sabemos que tipos de problemas poderiam ser solucionados (pela interação entre robôs e seres vivos). É isso que queremos explorar agora", afirmou Halloy.

O robô-barata tem a aparência de um simples aparelho eletrônico, um pouco maior que uma barata normal, mas foi aceito como mais um membro pela comunidade de baratas. Para conseguir isso, os cientistas revestiram o robô com feromônios que constituem a identidade das baratas.

"A interação entre esses insetos se dá pelo toque e o odor, que se baseia essencialmente em uma mistura de hidrocarbonos que cobre seus corpos. Os robôs são revestidos com essa mesma substância e, quanto mais alta a concentração de feromônio, maior é sua aceitação (pelo grupo)", disse o coordenador do projeto.

Para melhorar a integração, o robô-barata foi elaborado de forma a reagir espontaneamente às ações das baratas verdadeiras, sem que os cientistas tenham de intervir.

Interação
Uma vez aceito pela comunidade, o robô é capaz de participar e influenciar nas decisões coletivas. "Os indivíduos, naturais ou artificiais, são considerados equivalentes, e as decisões coletivas emergem de respostas não lineares, baseadas na interação local. Não há um líder, não há uma comparação e não há intercâmbio de informação (entre os insetos)", disseram os cientistas, que dedicaram cinco anos à pesquisa.

"Cada barata primeiramente procura o lugar mais adequado para ela, mas fica nesse lugar por mais tempo dependendo da quantidade de outras baratas que estiverem ali. Isso ela saberá com base no tato e no odor. O robô tem a mesma atitude, e acaba influenciando as outras baratas porque adiciona mais interação ao sistema", disse Halloy.

"O mais interessante é que, como grupo, apenas esse tipo de mecanismo é capaz de produzir decisões inteligentes."

Os cientistas agora querem tentar desenvolver o mesmo tipo de interação com seres vertebrados, como galinhas, com ajuda dos mesmos mecanismos de comunicação utilizados pelo animal escolhido - sons, indicações visuais e organização social.

"Estamos tentando compreender como os indivíduos tomam decisões coletivamente. Uma vez que saibamos isso, podemos compreender que tipo de cooperação podemos conseguir deles", disse Halloy.
 

BBC Brasil

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home