Internet só cresce com competição, diz Costa

RIO - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu a redução nos custos e a ampliação da infra-estrutura como forma de aumentar o acesso à internet no mundo.

Ele reconheceu que apesar dos esforços que vêm sendo implementados pelos governos e por empresas em todo o mundo para reduzir o “hiato digital”, ainda persistem as diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre ricos e pobres.

Ao discursar no segundo dia do 2º Fórum para a Governança da Internet, que acontece no Rio de Janeiro até quinta-feira (15), o ministro disse que uma alternativa para reverter essa situação seria estimular a competitividade para a universalização do acesso à internet.

“Num cenário em que o setor de telecomunicações é de responsabilidade de operadores privados, além de mecanismos contratuais que os obriguem a alcançar índices de universalização dos serviços, especialmente em banda larga, é fundamental haver um ambiente de competitividade ampla e justa para garantir que o maior número de pessoas sejam incluídas no mundo digital”, defendeu.

Hélio Costa citou como exemplo bem sucedido o programa brasileiro chamado originalmente “PC Conectado”, que consiste num pacote de serviços para acesso à internet a preços baixos somado à aquisição de equipamentos com custos reduzidos.

Segundo o ministro, o PC Conectado resultou em uma ampliação significativa do número de brasileiros que utilizam a rede mundial de computadores. Atualmente, de acordo com Hélio Costa, já existem 20 milhões de internautas residenciais no país.

O ministro defendeu a redução dos custos de interconexão internacional, os quais, segundo ele, boa parte dos países em desenvolvimento é obrigada a pagar. “Esses custos têm se tornado cada vez mais significativos à medida que o tráfego de voz e de dados têm sido realizados pela rede”, disse.

Agência Brasil

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home