iPod é risco para cardíacos, diz estudo

CHICAGO - Os iPods podem causar interferências em usuários de marca-passos, diz um estudo.

As informações são de um estudo apresentado por um estudante secundarista, de 17 anos, em uma reunião de especialistas cardíacos, na quinta-feira.

O estudo testou o efeito do uso de players portáteis de música junto a 100 pacientes, com idade média de 77 anos, que têm marca-passos implantados. Interferência elétrica foi detectada em metade dos casos em que um iPod foi mantido a apenas 5 centímetros do peito de um paciente por cinco a 10 segundos.

O estudo não avaliou os possíveis efeitos de outros players portáteis de música que não o iPod, produzido pela Apple .

Em alguns casos, os iPods causaram interferência mesmo a uma distância de 45 centímetros do peito. Interferir com o equipamento de telemetria pode fazer com que o equipamento meça erroneamente o ritmo cardíaco, e em um caso essa alteração fez o marca-passo deixar totalmente de funcionar.

O estudo foi conduzido no Thoracic and Cardiovascular Institute da Universidade Estadual de Michigan. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade de Ritmo Cardíaco, em Denver.

Jay Thaker, um dos autores do estudo, aluno da Okemos High School, em Okemos, Michigan, concluiu que a interferência de iPods pode fazer com que médicos diagnostiquem as funções cardíacas efetivas de maneira incorreta.

Thaker, cujo pai é um eletrofisiologista e cuja mãe é reumatologista, disse ter perguntado ao pai sobre a possível interação entre marca-passos e iPods.

"Nós procuramos na Internet, mas não encontramos nada. Então, um de seus pacientes perguntou se isso poderia causar problemas, e por isso meu pai me colocou em contato com o doutor Krit (Jongnarangsin)", disse Thanker em entrevista telefônica.

Jongnarangsin, velho amigo do pai de Thaker, foi o autor sênior do estudo e é professor assistente na divisão de medicina cardiovascular da Universidade de Michigan.

"A maior parte dos pacientes de marca-passos não são usuários de iPods", disse ele. Por isso, não se sabe com que frequência iPods causam erros de diagnóstico. "Isso precisa ser mais estudado", acrescentou.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home