Petrobras usa scanner que digitaliza pessoas

SÃO PAULO - A Petrobras comprou, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), um scanner que digitaliza imagens em três dimensões.

O equipamento permite, entre outras funções, “scanear” pessoas em 3D, registrando dados como o formato do corpo e seus movimentos. O scanner, o primeiro do tipo no Brasil, será usado em projetos para simular o trabalho de funcionários da Petrobras em condições especiais, como operações de mergulho e manutenção de equipamentos perigosos.

Chamado de pesquisa antropométrica tridimensional, o projeto vai simular digitalmente a quais riscos estão expostos cada operador. A análise é personalizada e levará em conta o formato do corpo do operador e seus padrões de movimento.

O scanner será usado pela Petrobras por dois anos, período em que a empresa vai usar o equipamento também no programa “Sistemas de simulação de cenários virtuais a partir de modelagem humana virtual 3D para mapeamento de riscos e incremento da Confiabilidade Humana (SSV3D)”.

Após este período, o uso do scanner ficará a critério do Instituto Nacional de Tecnologia, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home