Mulher vence pela 1ª vez prêmio Alan Turing

SÃO PAULO – O prestigiado prêmio Alan Turing, da Association for Computing Machinery, será entregue pela primeira vez para uma mulher.

Concedido pela associação há 40 anos, a honraria premia anualmente pesquisadores que apresentam “contribuições significativas para a comunidade de computação”. Desde 1969, o prêmio é concedido somente para homens.

Este ano, no entanto, a Association for Computing Machinery anunciou que concederá o prêmio para a cientista Frances Allen, que trabalha na IBM desde 1957.

Frances é autora de pesquisas que criam novas formas de otimizar métodos de processamento de dados em computadores de alta performance.

Chamado de Ptran (Parallel Translation), o projeto desenvolvido por Frances revela como programar métodos mais eficazes de rodar aplicativos em computadores com múltiplos processadores, aumentando a eficiência dos cálculos realizados pelos processadores que atuam em conjunto.

No meio acadêmico, o prêmio Alan Turing é considerado algo como o “prêmio nobel da computação”. Além do título de primeira mulher a vencer o prêmio, Frances vai receber US$ 100 mil, pagos pela Intel, patrocinadora do prêmio, ao vencedor do Alan Turing.

Frances Allen é pós-graduada em matemática pela Universidade do Michigan e iniciou sua carreira na IBM ensinando Fortran (Formula Translation), uma linguagem de programação promissora nos anos 50. Em 1989, Frances tornou-se a primeira mulher membro do IBM Fellow, grupo que reúne os cientistas mais renomados da Big Blue.

A Association for Computing Machinery dá o nome de Alan Turing a seu principal prêmio em homenagem ao matemático britânico homônimo, considerado um dos pioneiros no desenvolvimento da computação no mundo.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home