Software ajuda pesquisa a encontrar ave rara

SÃO PAULO - Duas universidades americanas criaram um sistema de buscas que permitiu encontrar aves raras em imagens de alta resolução.

O projeto foi desenvolvido em parceria pelas universidades da Califórnia e A&M, no Texas, e baseia-se no uso de um software que realiza buscas em imagens digitais.

O programa teve início há dois anos quando moradores do Arkansas capturaram imagens de uma espécie de pica pau chamada, em inglês, de Ivory-billed. O Ivory-billed (Campephilus principalis) é uma ave extremamente rara e chegou a constar na lista de animais extintos de vários institutos de pesquisa. O Ivory-billed é bem maior que as demais aves da família pica-pau. Os adultos da espécie medem entre 48 cm e 53 cm.

Inicialmente, pesquisadores tentaram filmar o pássaro por meio de incursões nos parques nacionais de Arkansas. Mesmo usando câmeras remotas, não houve sucesso em capturar imagens destes animais. Eventualmente, algum registro era feito, mas não havia nitidez suficiente nas imagens para afirmar que se tratava de um pica-pau do tipo.

A solução encontrada pelos pesquisadores foi espalhar câmeras digitais de alta resolução em pontos estratégicos do parque nacional. As câmeras são acopladas a um computador e um sensor de movimento.

O sensor dispara o botão “gravar” sempre que identificar algum objeto (ave) se deslocando em seu campo de visão. As imagens em alta definição são armazenadas em um buffer acoplado à câmera. Então, um software processa as imagens e tenta encontrar as características do pica pau Ivory-billed, em função de sua cor, formato e tamanho nas imagens captadas.

Com o sistema, os pesquisadores só precisam checar imagens selecionadas pelo sistema. Desta forma, os estudiosos já conseguiram confirmar a existência da ave rara no parque nacional do Arkansas. Ao menos um macho da espécie Ivory-billed foi filmado pelo sistema.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home