Uma em cada três pessoas anota senha, fragilizando sistemas

 
da Folha Online
com Reuters

Uma em cada três pessoas anota, em algum lugar, a senha de acesso ao computador, fragilizando a segurança dos sistemas. Empresas deveriam procurar métodos mais avançados, como a biometria (por reconhecimento de voz ou scanners digitais), para garantir a segurança de suas redes de computação, demonstra um novo estudo.

O estudo foi divulgado na terça-feira pela Nucleus Research e pela KnowledgeStorm --empresas internacionais de pesquisa--, concluindo que as tentativas de empresas para reforçar a segurança dos sistemas de tecnologia da informação não tiveram impacto sobre a segurança

As tentativas era feitas por meio de mudanças regulares de senhas e pela adoção de métodos de cifragem mais complexos, o que requerem o uso de senhas alfanuméricas (de memorização muito mais difícil). Os trabalhadores continuam a anotar as senhas --em pedaço de papel, em arquivo de texto no computador, ou em celulares.

"Isso é mais ou menos como se o pai e a mãe instalassem um excelente sistema de segurança em casa, mas o filho deixasse a combinação anotada debaixo do capacho da porta de entrada", disse à Reuters o analista sênior da Nucleus Research, David O'Connell.

O estudo, que envolveu 325 trabalhadores norte-americanos, constatou que um sistema simples de senha de acesso é tão eficiente quanto os esquemas mais complexos.

"As pessoas esquecem, perdem, e temos de reinstalar o sistema de senhas. Enviar senhas para quem as esqueceu é um processo trabalhoso e dispendioso. Requer tempo de trabalho do pessoal de informática", disse O'Connell.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home