IBGE: PC foi aparelho mais procurado no País

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2005, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o microcomputador foi eletro-eletrônico com a maior procura em um ano pela população. De 2004 para 2005, o número de residências que tinham o aparelho aumentou 2,5%. Com isso, 18,6% das residências no país já tem microcomputador, dos quais 13,7% ligados à Internet.
  • PC está em 18,8% das casas do País

    De acordo com a pesquisa, em 2005,21% da população com 10 anos de idade ou mais haviam acessado a rede mundial de comunicação Essa foi a primeira vez que a Pnad investigou quantas pessoas têm acesso à Internet em casa ou em qualquer outro lugar.

    Os pesquisadores constataram que, quanto maior o grau de instrução maior era o número de internautas. O percentual chegou a 76,2% para as pessoas com 15 anos ou mais de estudo e ficou em 2,5% para os que tinham menos de quatro anos de estudo.

    A diferença também foi grande entre as faixas de rendimento. Para os que ganhavam acima de cinco salários mínimos o percentual foi de 69,5%, enquanto na faixa de menos de um salário mínimo per capita a proporção foi de 3,3%.

    Na comunidade carente do morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro, uma Organização Não-governamental montou um centro de informática e cidadania para promover a inclusão digital. O tai.com (todos acessando a Internet na comunidade) atende crianças, adolescentes e adultos. Para usar a Internet por uma hora é preciso pagar R$ 1,00.

    A presidente do centro, Ana Marcondes Faria, diz que a cobrança é simbólica, mas que o dinheiro arrecadado já ajudou na compra de ventiladores e de um aparelho de ar condicionado.

    "Procuramos estimular nos jovens o uso do computador e da Internet para que eles fiquem no mesmo nível que os meninos e meninas do asfalto, principalmente para disputar um emprego ou uma vaga na universidade", destacou.

    Agência Brasil

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home