Cibercriminosos estão organizados e mais perigosos
 


Christopher Painter, vice-diretor da seção de crimes eletrônicos e de propriedade intelectual do Departamento de Justiça dos EUA, informou que tem havido uma mudança significativa no tipo de cibercriminosos que as autoridades passaram a encontrar nos últimos anos. Apesar da imprensa se concentrar em histórias sobre hackers adolescentes flagrados agindo em casa, o perigo maior reside em especialistas em redes e sistemas de computadores que agem de maneira anônima.
  • Crescem ataques DoS a provedores
  • Cresce nº de sites falsos para golpes
  • Empresas de cartões ampliam segurança

    "Tem havido uma mudança nas pessoas que atacam redes de computadores, do hacker que busca apenas fama para aqueles que são movidos por motivos monetários", disse Painter em entrevista nesta semana. "Ainda existem casos desses hackers solitários, mas cada vez mais estamos vendo grupos criminosos, grupos que são frequentemente organizados online e miram contra vítimas na Internet", disse Painter, durante conferência sobre cibercrime em Londres.

    Geralmente esses grupos se dedicam a furto de dados pessoais, uso ilegal de cartões de banco e organização de redes de computadores zumbis, onde milhares de PCs são invadidos e usados para infectar outras máquinas com programas malignos.

    Difícil de rastrear
    Números precisos sobre o custo global de crimes online são difíceis de serem apurados, em parte porque algumas organizações preferem ficar no anonimato do que publicar que suas redes foram atacadas. Em outros casos, companhias e indivíduos nem possuem conhecimento que estão sendo invadidos.

    A polícia federal dos EUA (o FBI) estima que todos os tipos de crimes eletrônicos no país gerem custos de cerca de US$ 400 bilhões à indústria norte-americana, enquanto na Inglaterra o Departamento de Comércio e Indústria afirma que os crimes praticados através dos computadores subiram 50% nos últimos dois anos. "Uma vez que os crimes são praticados online, muitas pessoas ainda não entendem o que está acontecendo", disse Painter.

    Uma crescente preocupação são criminosos podem definir como alvo serviços de emergência para fazer extorsão ou terroristas tentados a atacar redes críticas como de fornecimento de água e eletricidade. Painter citou um caso recente nos EUA, onde dois jovens hackers inadvertidamente desligaram todas as luzes de um aeroporto.

    "Não há dúvidas de que as ameaças são variadas e os criminosos mais sofisticados", disse ele. "Do lado positivo, a resposta a esses casos está ficando melhor também."
     
    Reuters

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home