Mundo virtual expõe dados reais de usuários


O Second Life, site cada vez mais popular onde centenas de milhares de pessoas vivem vidas de fantasia online, sofreu um problema de segurança que causou exposição de dados reais de seus usuários. A Linden Lab, empresa responsável pelo Second Life, informou em comunicado enviado no final de semana a seus 650 mil usuários que o banco de dados do grupo, incluindo nomes, endereços, senhas e alguns dados sobre cartões de crédito, foi comprometido.

Todos os usuários ¿ ou residentes, no jargão usado pelo Second Life ¿ terão de solicitar novas senhas. Cerca de 286 mil residentes usaram o site nos últimos 60 dias, de acordo com a contagem oferecida na página inicial do site, em www.secondlife.com.

"Embora compreendamos que isso possa ser um inconveniente para os usuários, acreditamos que seja o curso de ação mais seguro", disse Cory Ondrejka, vice-presidente de tecnologia da Linden Lab, na mensagem aos clientes do Second Life.

O site oferece um mundo virtual na Web criado com software tridimensional e que possui personagens de animação que os usuários escolhem e desenvolvem em interações com outros participantes. Os usuários compram e vendem terrenos virtuais, e criam empresas usando uma moeda fictícia chamada "dólar Linden", que pode ser trocada por dinheiro real.

Posicionado na fronteira entre um jogo para múltiplos participantes e uma companhia online, o site conquistou popularidade suficiente para atrair empresas de grande porte como a Coca-Cola e a Wells Fargo, além de arquitetos, escritores e músicos, todos os quais criaram versões virtuais de seus empreendimentos ou personas no Second Life.

A cadeia de varejo American Apparel criou uma empresa que vende roupas aos personagens que os usuários do Second Life criam para se representar no mundo online. Músicos como o Duran Duran e Suzanne Vega já fizeram shows virtuais no site.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home