Programa decide mais de mil sentenças de prisão na China


Um tribunal na China usou um programa de computador para ajudar a decidir sentenças de prisão em mais de 1,5 mil casos criminais. O programa, testado durante dois anos em um tribunal da cidade de Zibo, na província costeira de Shandong, abrange cerca de 100 tipos diferentes de crimes, incluindo roubo, estupro e violação de segurança do Estado.

As informações são do jornal South China Morning Post, que cita o responsável pelo software, Qin Ye. "O programa é direcionado a garantir decisões padronizadas em termos de prisões. Nossos softwares definem padrões em termos de distinções em diferentes casos do mesmo crime", disse Qin ao jornal.

Uma empresa de software de Pequim tem trabalhado com o tribunal distrital de Zichuan, em Zibo, desde 2003 para desenvolver o programa de acordo com a lei criminal chinesa. Os juízes inserem detalhes de um caso e o sistema produz a sentença, publicou o jornal.

"O programa pode evitar o abuso de poder dos juízes em casos de corrupção ou treinamento insuficiente", disse o principal juiz do tribunal distrital de Zichuan, Wang Hongmei. Mas alguns jornais chineses criticaram o uso do sistema e citaram "preguiça do tribunal", afirmando que a tecnologia não reduzirá a corrupção judicial.

O programa será adotado por mais tribunais na província de Shandong, publicou o jornal. Mas a publicação não informa qual a importância do programa em sentenças, já que decisões em tribunais chineses são frequentemente tomadas por "comissões de julgamento" formadas por juízes e membros do Partido Comunista.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home