Serviço busca e identifica rostos humanos no HD

Os esforços científicos na biometria, motivados em parte pela luta antiterrorismo, começam a gerar produtos comerciais interessantes. Um deles é um novo serviço gratuito que um serviço inteligente de troca e análise de imagens: ele reconhece os rostos das imagens armazenadas no disco rígido do computador.

O site Riya (www.riya.com) oferece aos usuários o serviço de classificação das fotos contidas no disco rígido (HD) do computador. O programa permite que o usuário envie ao servidor do Riya pastas com imagens. Com uma ferramenta, o usuário traça um quadrado sobre os rostos das pessoas e fornece o nome da pessoa fotografada, que é registrado pelo sistema. Os servidores então analisam as demais imagens enviadas e detectam outras imagens em que apareça a mesma pessoa.

Os desenvolvedores do programa asseguram que ele também pode identificar textos de cartazes e sinalização. Como exemplo de aplicação, mencionam o caso de um avô que, em vez de procurar os netos em centenas de fotos, pode simplesmente digitar seus nomes no sistema e ver todas as imagens em que os netos apareçam. A Riya diz que desenvolveu um sistema avançado que simula rostos em 3D com base em imagens 2D. Assim, pode identificar a mesma pessoa ainda que ela esteja olhando, em outra foto, para outra direção.

A empresa é um exemplo clássico de companhias fundadas no Vale do Silício, na Califórnia, por um grupo de estudantes de doutorado em Informática da Universidade de Stanford - é a história do Google. A Riya conta com financiamento da Nokia Ventures. As informações são do DiarioTI.com
 
Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home