China condena escritor a 10 anos de prisão
 


Um tribunal chinês condenou nesta sexta-feira à prisão por 10 anos um professor que publicou opiniões contrárias ao governo na Internet. Ren Ziyuan, 27, foi condenado por "subversão do poder do Estado" depois de colocar na Web um artigo intitulado "A Estrada para a Democracia", entre outros, disse seu pai, Ren Rusheng.

Segundo o órgão de vigilância de Direitos Humanos na China, que tem sua sede em Nova York, o trecho defendia que os cidadãos tenham o direito de derrubar a tirania pela força. Ren foi sentenciado pelo tribunal da província de Shandong.

Seu advogado, Zhang Chengmao, disse que Ren alega ser inocente e que apelará da sentença. "Tenho certeza de que o que quer que seja que Ren Ziyuan escreveu estava totalmente no escopo da livre expressão", afirmou o advogado. "Ele era um professor que tinha suas próprias idéias, mas ele nunca agiu por essas idéias."

Ren, um professor do segundo grau de Shandong, foi detido pela polícia em maio. Em julgamento em setembro, os promotores o acusaram de divulgar artigos "altamente subversivos" na Internet e planejar formar um grupo político, segundo informações de seu pai. Ren se une a grupo crescente de escritores e intelectuais que recentemente foram sentenciados na China por manifestarem suas idéias na Internet.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home