Mesa inteligente brasileira dispensa uso do gabinete
 


Se você é daqueles que vivem tropeçando no gabinete do seu PC ou simplesmente acha que ele ocupa muito espaço, uma criação brasileira pode ser extremamente útil: trata-se da mesa inteligente, a primeira mesa totalmente integrada ao computador. Tão integrada, aliás, que ela dá "adeus" ao velho gabinete: ela acomoda tudo que é necessário e torna-se, a própria mesa, o computador.

 

  • Fotos da mesa inteligente

    A criação do engenheiro de projetos paulistano Marco Kakuta, 32 anos, patenteada em 1º de abril de 2005 no INPI, surgiu do convívio dele com profissionais e o público em geral. "Via o que as pessoas falavam da falta de espaço, de como poderia ser mais simples, e fui desenvolvendo o conceito da mesa inteligente", contou ele. "Os componentes são comuns a qualquer PC, por isso a adaptação pode ser realizada com qualquer máquina", explica Kakuta, acrescentando que ela permite ampla gama de upgrades e é de fácil manutenção.

    A mesa inteligente apresenta diversas vantagens. A economia de espaço é evidente, mas ela também proporciona redução de gastos já que não precisa de gabinete. Pode ser considerada até ecológica, uma vez que diminui a utilização de chapas de aço e minimiza a extração de minério de ferro. Ela também dificulta o roubo do equipamento e torna mais fácil para o usuário o acesso aos periféricos como portas USB, CD-ROM, botões. Outra vantagem citada pelo fabricante é a melhora na ergonomia, diminuindo as ocorrências de lesão por esforço repetitivo (LER).

    A mesa inteligente pode ser fabricada em modelos residenciais e comerciais. É possível inclusive montar dois computadores em uma mesma mesa para quem trabalha na área financeira, por exemplo. É possível trabalhar em rede, com teclado ou mouse wireless e a mesa inteligente também decreta o fim das confusões de fios aparentes: só se enxergam os cabos de força e rede RJ 45. Alguns dos modelos têm estabilizador interno.

    O produto foi mostrado num programa de TV e participou da III Feira de Inventores de Santa Catarina, promovida pelo Senai e pela Fiesc em novembro do ano passado. O criador conta que, desde que foi apresentada a mesa, as encomendas surgiram. A demanda "está boa, mas não consigo dar conta de todos os pedidos", diz Kakuta, que agora está licenciando empresas de móveis interessadas na fabricação do conceito.

    A faixa de preços da mesa inteligente começa em R$ 1,3 mil (montagem básica) e aumenta dependendo da configuração. "Estamos trabalhando também com projetos personalizados, em parceria com arquitetos e decoradores a fim de montar um ambiente especialmente projetado", conta o engenheiro. É possível trabalhar com sistemas integrados com DVD e aparelhagem de som."Na verdade, pode-se integrar tudo em um único móvel", diz Kakuta. Mais informações sobre a mesa e contatos com o criador podem ser obtidos no site www.mesainteligente.com.
     
    Terra

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home