Site iraniano publica primeira caricatura sobre Holocausto judeu

O site da Casa da Caricatura do Irã publicou nesta segunda-feira o primeiro desenho do concurso internacional de caricaturas sobre o Holocausto judeu, convocado em associação com o jornal Hamshari (O povo).

No concurso intitulado "Onde está o limite da liberdade de expressão no Ocidente?" podem concorrer quaisquer tipos de caricatura sobre o genocídio nos campos de extermínio nazistas de seis milhões de judeus de toda a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O site www.irancartoon.ir (que está indisponível no momento) explica que esta primeira caricatura sobre o Holocausto foi enviada por Michael Leunig, que vive em Melbourne (Austrália), "em solidariedade com o mundo muçulmano e para exercer a liberdade de expressão".

São dois desenhos. No primeiro, intitulado "Auschwitz 1942", vê-se um judeu com a estrela de David e um pacote enquanto entra no campo de concentração em cuja porta se pode ler: "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta).

O segundo desenho, chamado "Israel 2002", mostra o mesmo judeu com um fuzil nas mãos. Ele se dirige para um campo de batalha, em cuja entrada há uma inscrição que diz "A guerra traz a paz".

"A liberdade de expressão é um pretexto dos ocidentais para insultar as crenças dos muçulmanos", afirmou Hamshari ao explicar o concurso, imaginado uma resposta à publicação de caricaturas do profeta Maomé na imprensa européia.

AFP
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home