Pessoas mais tristes da Austrália moram na cidade mais rica

Sydney, onde há belas praias e uma bonita região portuária, aparece com freqüência na lista das melhores cidades do mundo para se morar. Mas uma pesquisa sobre felicidade descobriu que ela é o lar das pessoas mais tristes da Austrália.

A pesquisa, que estabeleceu o Índice Unitário Australiano de Bem-Estar e que entrevistou cerca de 23 mil australianos, descobriu que as pessoas mais felizes do país vivem nas menores cidades e que as mais tristes, nas cidades grandes.

"O dinheiro realmente não compra felicidade. É isso o que ficou muito claro para as quase 23 mil pessoas que entrevistamos até agora", afirmou Liz Eckerman, pesquisadora do Centro de Qualidade de Vida da Universidade Deakin, em Melbourne.

"Apenas em níveis bastante altos de renda, o dinheiro realmente possui algum impacto formando uma zona de proteção", disse Eckerman a uma rádio local.

Ao contrário dos indicadores econômicos tradicionais sobre o padrão de vida, o índice australiano de bem-estar é uma medição subjetiva a respeito de como os australianos se sentem em relação a suas vidas e à vida na Austrália.

As pessoas mais felizes do país moram na pequena cidade costeira de Wide Bay, onde estão a ilha Fraser, que integra a lista de Patrimônios da Humanidade, e a baía Hervey, na qual se pode observar baleias. A cidade fica na costa do Estado de Queensland.

Wide Bay ficou na frente de outras cidades em quesitos como padrão de vida, saúde, relações pessoais, senso de segurança, vida comunitária e segurança em relação ao futuro. A cidade aparece em posições baixas em outras pesquisas que mediram a oferta de emprego e a renda.

O índice de bem-estar descobriu que oito das nove cidades mais felizes da Austrália eram comunidades rurais pobres e isoladas. "As pessoas da zona rural parecem ter um padrão mais alto de conectividade uns com os outros. Elas têm bons relacionamentos. Os vizinhos conhecem as crianças e tomam conta delas", afirmou o autor da pesquisa, Bob Cummins, da Universidade Deakin.

"Tudo isso tende a elevar bastante a sensação de bem-estar das pessoas nessas áreas", afirmou Cummins a repórteres na segunda-feira.

O lugar mais triste da Austrália era o coração da cidade mais rica e mais cara do país ¿ os bairros ocidentais de Sydney.

Segundo Cummins, os moradores da cidade revelaram um índice relativamente baixo de bem-estar devido ao elevado custo das hipotecas, que deixava pouco dinheiro para gastar em outras áreas.

Ansiedade
Os australianos que moram no maior Estado do país, o Estado de Austrália Ocidental, revelaram os maiores índices de ansiedade decorrente de seu isolamento. De outro lado, os moradores do pequeno Estado de Victoria, no qual há muitas cidades pequenas, eram os mais satisfeitos.

A pesquisa descobriu, no entanto, que a Austrália continua sendo um bom lugar para se morar. A diferença entre os lugares com o melhor e o pior índice de satisfação era de apenas 9,1 pontos percentuais. "A Austrália é realmente um país feliz", disse o relatório em sua parte final.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home