Robô alcança região inexplorada de Marte

O robô sonda Spirit, que percorre Marte recolhendo dados, conseguiu alcançar um pequeno planalto que poderia conter informação geológica importante a respeito das origens do planeta vermelho. O veículo de seis rodas chegou ao extremo norte do planalto na semana passada, quatro meses depois de descer uma colina do tamanho da Estátua da Liberdade.

Os cientistas estão entusiasmados com os primeiros dados recolhidos nesse setor, denominado "Home Plate" e de aproximadamente 1,80 m de altura. No local, foram encontradas rochas com diversas camadas, com a base larga e o topo mais fino.

"É impressionante. De longe o melhor exemplo de camadas rochosas que vimos na cratera de Gusev", afirmou o principal pesquisador do projeto, Steve Squyres, da Universidade de Cornell. Ele ressaltou que ainda é muito cedo para determinar do que são feitas as rochas ou como se encaixam na história de Marte.

As rochas em camada podem ter diferentes origens, como erupções vulcânicas ou o impacto de crateras. Também podem ser produto do vento ou o água. Squyres acredita que essas rochas sejam produtos de uma explosão vulcânica, mas disse que ainda é preciso fazer mais estudos. "O concreto é que temos um mistério espetacular diante nosso, e muitas mais perguntas do que respostas", afirmou.

Os dados recolhidos pelo Spirit revelam uma história violenta nesta região de Marte. Foram encontrados depósitos de materiais originados em explosões e que foram alterados pela água. Os cientistas crêem que há 4.000 milhões de anos caiu do céu cinza quente. Nessa época, tinha água, ainda que não em grandes quantidades.

Spirit e outro veículo similar, Oportuniny, exploram lados opostos de Marte desde janeiro do 2004. São robôs alimentados por energia solar, que se mantiveram em funcionamento bem mais tempo do que o planejado pela Nasa e seguem fornecendo dados.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home