Britânicos trocam assinatura por senha em cartões

A partir da semana que vem, uma assinatura não será suficiente para comprar produtos e serviços no Reino Unido. O prazo para que os consumidores se lembrem das senhas de seus cartões de crédito e débito se encerra no Dia dos Namorados, que no país será celebrado na terça-feira que vem. A partir dessa data os donos de cartões de crédito não terão mais garantido o direito de comprovar suas compras por meio de uma simples assinatura no canhoto. Pior, poderão ter seus cartões recusados.

Os bancos e o varejo introduziram tecnologias baseadas em chips e senhas nos últimos anos para deter a ascensão das fraudes com cartões de crédito, e vêm exigindo que número cada vez maior de compradores insira suas senhas de quatro dígitos para confirmar as compras pagas com cartões. Mas até a semana que vem, eles continuarão tendo a opção de confirmar por assinatura, em lugar da senha.

A APACS, associação de pagamentos britânica, estima que 127 milhões de cartões adaptados ao uso de chips e senhas tenham sido emitidos no país desde a introdução do sistema, em 2003, ante um total de 140 milhões de cartões em circulação. A APACS alega que, se nenhuma providência tivesse sido adotada, o montante das fraudes com cartões de débito e crédito no Reino Unido teria superado as 800 milhões de libras (US$ 1,4 bilhão) em 2004, mas o uso da nova tecnologia limitou o problema.

No entanto, alguns estabelecimentos de varejo não estão prontos para a nova tecnologia. Eles podem optar por aceitar confirmação de transações por assinatura, mas serão obrigados a cobrir quaisquer prejuízos causados por fraudes.

A APACS estima que mais de 80% das caixas registradoras britânicas tenham sido atualizadas para aceitar pagamentos realizados com a nova tecnologia, até o final de 2005, mas pelo menos uma grande cadeia de varejo e diversas empresas menores do setor não estarão prontas.

A B&Q, cadeia de varejo de utilidades domésticas controlada pela Kingfisher, informou que não estará preparada para implementar o novo sistema em suas 329 lojas britânicas até terça-feira, mas que o método de pagamento mais seguro estaria em uso até a metade de abril.
  Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home