Mapa global mostra as ameaças da Internet
 

A Websense anunciou o lançamento do "Mapa Global Interativo de Ameaças de Phishing e Crimeware". O mapa expõe as informações mais recentes coletadas pela empresa e fornece um exame histórico dos locais onde as páginas de phishing e crimeware (software criminoso) estão hospedadas na Internet.

Pelos dados já coletados, o avanço das atividades fraudulentas tem ganhado força em países emergentes, como República da Coréia e China, onde foi detectado um aumento significativo do número de páginas de phishing e crimeware. Os Estados Unidos, no entanto, continuam a ser o principal país de origem das atividades criminosas na Internet.

Para se ter uma idéia, o mapa mostra que, na última semana, a China foi responsável por cerca de 6% dos ataques de phishing e crimeware, enquanto os Estados Unidos responderam por 43,2% do total. O Brasil, que está num patamar medianamente alto (nível amarelo), ficou com cerca de 2,9% dos ataques.

O mapa também permite que os visitantes localizem os ataques num mapa-múndi interativo: assim que descoberta, a página é procurada pelo seu endereço IP, o que possibilita indicar seu país de origem. Os dados são atualizados aproximadamente 15 minutos após a descoberta e os usuários podem procurar as ameaças em todo o globo, por região geográfica, data e tipos de ameaça.

A Websense passou também a publicar um blog de segurança, amparado por alertas da empresa, e que serve de fonte adicional de notícias sobre pesquisa de quebra de segurança. A empresa considera que o mapa e o blog, juntos, proporcionam conhecimento da evolução e do avanço do crime eletrônico.

A Websense é especializada em procurar e analisar códigos móveis maliciosos (MMC) e invasões em páginas Web. A empresa informa que analisa mais de 70 milhões de páginas diariamente. A equipe gerencia uma rede de computadores sem proteção, e as conclusões são usadas para o estudo de novas técnicas, ações e comportamento num sistema de rede corporativa.

O Mapa de Ameaças está disponível no endereço www.websensesecuritylabs.com/charts/threatmap.php e também pode ser acessado no site do APWG (Anti-Phishing Working Group), grupo voltado ao combate do phishing scam.
  InfoGuerra

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home