Suicídios entre internautas cresceram no Japão em 2005

O número de japoneses que cometem suicídio depois de se reunir em grupos pela Internet disparou em 2005 para um recorde de 91. Isso praticamente dobra o total registrado em 2004. A informação foi dada pela polícia japonesa hoje. O número de suicídios subiu 35% em 1998, quando a economia do país estava mergulhada em estagnação, e ultrapassou 30 mil por ano desde então.

Especialistas afirmam que a Internet sozinha não pode ser responsabilizada pela promoção de suicídios, mas alertam que a intensidade de algumas salas de bate-papo pode piorar o estado psicológico dos visitantes. Com os sistemas de tratamento psicológico no Japão frequentemente sobrecarregados, a Internet tem o potencial de ser uma poderosa ferramenta terapêutica, principalmente uma vez que muitos japoneses sentem dificuldade em compartilhar suas preocupações com outras pessoas ao vivo.

Os suicídios em grupo representam uma pequena fração do total, mas seu crescimento anual constante, junto com a cobertura intensa da imprensa, tem deixado especialistas preocupados. "Muitas pessoas têm muito medo de morrer sozinhas", diz Yumiko Misaki, diretora do Tokyo Inochi no Denwa (Telefone da Vida), um serviço de aconselhamento. "Por isso elas se encontram pela Internet para fazer os preparativos." "E o pior de tudo é que as pessoas são frequentemente influenciadas por reportagens como esta, então o número deve continuar crescendo", completa.

Entretanto, há sinais de esperança. Desde outubro, vários grupos da indústria da comunicação começaram a fornecer à polícia informações sobre pessoas que publicam mensagens sugerindo que podem estar prestes a cometer suicídio. Depois que o sistema de alerta entrou em funcionamento, as mortes em grupo caíram de 36 para 11 em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a polícia.

Os pactos mortais representam um sinistro desafio para as autoridades japonesas, que tentam reduzir a elevada taxa de suicídios do país, uma das maiores entre nações industrializadas. No Japão, não há impedimentos religiosos para o suicídio, que já foi uma forma de compensação ritual dos guerreiros samurais e que nos tempos atuais se tornou uma forma de se escapar do fracasso profissional e escolar ou poupar entes queridos de prejuízos financeiros.

Em 2003, 34 pessoas morreram em suicídios coletivos. O número cresceu para 55 em 2004 e para 91 no ano passado. O dado pode ser colocado diante de um total de 32.325 suicídios registrados em 2004, último ano com dados disponíveis, queda em relação ao recorde de 34.427 verificado em 2003.

Apesar de elevado, os números ficam atrás somente da Rússia, entre o grupo dos oito países mais industrializados do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a taxa de suicídio do Japão foi de 24,1 por 100 mil pessoas em 2000, comparado com 39,4 na Rússia e 10,4 nos Estados Unidos.
  Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home