Arquivos dos campos nazistas da Holanda estão na Web

Uma grande parte dos arquivos dos campos de concentração montados pelos nazistas na Holanda já está disponível na Internet. O anúncio foi feito pelo Centro Holandês para a Documentação de Guerra (Niod). Até agora, estes arquivos estavam nas mãos do Niod e da Cruz Vermelha holandesa.

A partir de 1941, os alemães construíram na Holanda campos de detenção para judeus, comunistas e outros políticos considerados "inimigos do Estado", e também campos de trânsito, última etapa antes da deportação para um campo de extermínio. Os arquivos desses campos de concentração, incluindo os de Amersfoort (centro) e Vught (sul), assim como o centro de trânsito de Westerbork (nordeste), podem ser acessados no endereço wwww.kamparchieven.nl.

De acordo com o Niod, pelo menos 35 mil pessoas estiveram em Amersfoort e 30 mil em Vught, sobretudo homens utilizados para trabalhos forçados. Mais de 100 mil pessoas ficaram detidas em Westerbork, judeus em sua maioria. Grande parte foi deportada para os campos de extermínio nazistas de Auschwitz e Sobibor, na Polônia.
  AFP

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home