Japão cria bateria de gel com um milímetro de espessura

LAKSHMI SANDHANA
da BBC Brasil

A empresa japonesa NEC criou uma bateria leve e flexível que tem apenas um milímetro de espessura. Ela é chamada de ORB (Bateria Orgânica Radical, na sigla em inglês) e é feita a base de um gel de plástico.

O gel permite à bateria ser muito maleável. As ORBs podem começar a ser incluídas em cartões inteligentes, microcomputadores de vestir no corpo e papéis inteligentes.

Atualmente, a bateria, quando em formato de cartão, pode ser recarregada por um leitor de cartões em 30 segundos.

Ecológica

De acordo com a NEC, a nova bateria é ecologicamente correta, já que na sua produção não são usados produtos químicos poluentes que costumam estar em outras baterias recarregáveis.

As Baterias Orgânicas Recarregáveis têm um grande potencial quando combinadas com etiquetas de Identificação por Freqüência de Rádio (RFID, sigla em inglês) --pequenos microchips que carregam informação de identificação presa a uma pequena antena.

As etiquetas RFID estão começando a ser usadas para rastrear itens ao longo da cadeia produtiva --desde a linha de montagem até as lojas.

"A criação de uma 'etiqueta inteligente ativa' [uma etiqueta fina que transmite um sinal, em vez de apenas refletir de volta energia ao leitor] poderia resolver muitos dos problemas de leitura de sistemas como os usados hoje", disse Mark Roberti, editor do "RFID Journal".

"Você poderia colocar uma etiqueta dessas numa lata de coca-cola no meio de um engradado e poder lê-la. Isso não seria possível com etiquetas passivas, porque a energia do leitor é bloqueada pelo metal."

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home