Conhecer o perfil dos internautas para atrair mais visitantes
 

Antigamente, as pessoas achavam que para se obter bons negócios através da Internet, era necessário apenas desenvolver um site, publicá-lo e pronto! Os visitantes iriam aparecer, os negócios iriam aumentar e todos os seus problemas estariam resolvidos. Hoje em dia, sabemos que de nada adianta possuir o melhor site, com conteúdo moderno e atualizado, se não conseguirmos atrair os visitantes para ele. A questão passa a ser: "Como atrair o visitante para meu site?", "Como fazer para que as pessoas saibam que existo?".

Vários esforços de promoção na Internet foram criados, hoje conhecidos como estratégias de Web Marketing, dentre elas: sites de busca (meta-buscas, catálogos), e-mail marketing (newsletters, spams), programas de afiliados (pay per sale/lead) e anúncios (banners, pop-ups).

Implementar todas estas estratégias não garante bons resultados, se não tiver uma maneira de medir e interpretar o comportamento de seus visitantes (o número de visitas, as páginas mais e menos visitadas, interesse por produtos, etc). São várias as razões para se medir o acesso aos web sites: em primeiro lugar é preciso saber se o conteúdo apresentado está atraindo os visitantes. Segundo, se o investimento, tanto em tempo quanto em dinheiro, feito na construção do site está tendo retorno.

Não é possível administrar bem um site sem quantificar, e principalmente, qualificar os acessos: Quantos novos visitantes na última semana? Qual a percentagem de acréscimo? Quanto variou a visitação em dois períodos? Quantas e quais páginas foram vistas? Quais os principais caminhos percorridos pelo visitante? Que campanhas atraíram mais visitantes qualificados (aqueles que preencheram um formulário online, p. ex.)? Quais as taxas de conversão de cada campanha?

Além disto, o administrador deve querer saber mais sobre cada visitante incluindo seu nome, e-mail, companhia, etc... e saber o que cada indivíduo fez no site, se leu sobre produtos, se fez compras, se preencheu formulários, etc. É aí que entram os softwares para medição de Web sites, estatísticas, web metrics, web analytics, ou, simplesmente, analisadores de log. Esses programas surgiram para auxiliar o pessoal de TI a medir as ocorrências registradas no servidor web (log) e cada vez mais, com a implementação de recursos avançados, tem sido descobertos e corretamente utilizados pelo pessoal de marketing e de negócios.

Apesar de um mercado, aparentemente, restrito, já se tem conhecimento de mais de 50 desses softwares, alguns até com código aberto, que podem ser baixados e utilizados livremente (ex.: Webalyzer, Analog,...). Outros já com características avançadas, que permitem ao usuário configurar detalhes como: grupos, cenários, produtos, retorno do investimento (ROI), campanhas (ex. Webtrends, Urchin, 123LogAnalyzer, ClickTracks,...) . E outros, mais avançados ainda, como o NetTracker, por exemplo, que além de tudo isto, podem se integrar facilmente a programas e bases de dados utilizados pela empresa com o objetivo de possibilitar o cruzamento de informações da navegação Web com o seu legado, a fim de se obter a tão comentada e necessária Inteligência de Mercado (BI).

 

Andrassy Lima Santos Jr. é Diretor de Tecnologia da NetTracker
Site:
www.nettracker.com.br


Andrassy Lima Santos Jr.

 
 
 

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