Recupere o espaço ocupado por indexador

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

"Ativei o serviço de indexação do Windows XP, que ocupou 80 Mbytes do disco rígido. Por falta de espaço, decidi desativá-lo. Seus arquivos permanecem ocupando espaço do disco e não consigo apagá-los. Gostaria de saber como resolver esse problema."
William Dellano Hardsteel

Resposta - O serviço de indexação do Windows XP (e do Windows 2000) é um recurso pouco conhecido pelos usuários. Ele oferece uma opção muito mais eficiente para buscar arquivos contidos no disco rígido ou em drives da rede por meio da criação de arquivos especiais de indexação, que são usados para acelerar essa busca.

Para quem não conhece, esse recurso pode ser ativado por meio do Painel de controle. Clique no ícone Ferramentas administrativas e, em seguida, em Gerenciamento do computador. O item Serviços e aplicativos deve ser expandido para exibir a opção Serviço de indexação.

Para ativar esse serviço, você deve selecioná-lo e clicar no menu Ação e na opção Iniciar. Para interrompê-lo, basta executar o mesmo procedimento e selecionar Interromper, no menu Ação.

Como padrão, o serviço de indexação cria um catálogo chamado System, que aparece abaixo do nome do Serviço de indexação, no painel da esquerda. Clicando sobre o item System, aparecerão três itens: Pastas, Propriedades e Consultar catálogo. Ao ser clicado, esse último item mostrará um formulário no qual você poderá digitar as palavras que deseja pesquisar e que estejam dentro de um arquivo ou que integrem parte do seu nome. Depois, é só clicar no link com o nome do arquivo para abrir o documento.

A interrupção do serviço de indexação não elimina fisicamente os arquivos de índice. Para fazer isso, você deve clicar com o botão direito sobre a pasta System e selecionar o item Todas as tarefas. Em seguida, selecione Catálogo vazio e confirme a eliminação de seu conteúdo.

Para os leitores que necessitem freqüentemente pesquisar documentos contidos em seus discos rígidos, o serviço de indexação é muito útil e eficiente --lembre-se, apenas, de que ele irá consumir um bom espaço em disco para manter os índices.

Dependendo da forma como for configurado, ele poderá ser mais eficiente, pois o leitor poderá criar catálogos específicos nos quais apenas pastas selecionadas serão indexadas, economizando, assim, espaço em disco --como padrão, o catálogo System indexa todo o conteúdo do disco C e da pasta Documents and settings.
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home