Indústria da mídia está em "pânico" com Web, diz especialista


O presidente-executivo do grupo de publicidade WPP alertou hoje que importantes empresas de mídia como a News Corp. estão à beira do pânico, devido às mudanças sísmicas que a Internet vem causando. Ele destacou a recente onda de aquisições de companhias de Internet pelo conglomerado de mídia de Rupert Murdoch como um sinal de que os grupos de mídia têm pressa de recuperar o atraso, e disse que a News Corp. vem realizando aquisições "quase aleatoriamente" no mercado de Internet.

Sorrell, que comanda o segundo maior grupo mundial de publicidade e serviços de marketing e é conhecido no setor pela precisão de suas previsões, disse aos participantes de uma conferência promovida pelo Internet Advertising Bureau que a queda na circulação, audiência e receita faz com que as grandes empresas de mídia sintam medo e ansiedade.

"Acredito que exista certa dose de pânico entre os proprietários de grupos de mídia", afirmou. "A maioria dessas empresas, a nossa inclusive, suponho, são dirigidas por homens de 50 e 60 anos que têm dificuldade para compreender a mudança, e que na verdade preferem que ela não aconteça enquanto estiverem no comando."

Depois que Murdoch convocou um grupo de seus principais executivos para traçar uma nova abordagem quanto à Internet, no começo do ano, a News Corp. investiu cerca de US$ 1,3 bilhão na aquisição da Intermix Media, controladora da MySpace.com, do site de jogos IGN Entertainment e do grupo de esportes online Scout Media.

Alguns analistas norte-americanos disseram que ainda não compreendem a estratégia que embasa as aquisições da News Corp., até agora. O grupo de TV via satélite britânico BSkyB, no qual a News Corp. tem participação acionária de 37% e do qual Murdoch é presidente do conselho e seu filho James presidente-executivo, também fechou acordo para a aquisição do provedor de banda larga Easynet, por 211 milhões de libras, com o objetivo de desenvolver uma plataforma híbrida de distribuição em banda larga.

O alerta desanimador de Sorrell quanto à perda constante de terreno pela televisão e mídia impressa diante dos rivais de novas mídias foi contrabalançado pela opinião do influente Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft, segundo o qual essas distinções em breve desaparecerão. "A noção de publicidade na Internet versus publicidade fora da Internet será obsoleta dentro de dez anos", disse ele na conferência.

Gates disse que o futuro está em todas as formas de conteúdo ¿ de filmes a programas de TV e notícias ¿ sendo distribuídas online de maneira personalizada e patrocinadas por anunciantes que vão se focar em públicos localizados em regiões geográficas e interesses específicos. "Estamos falando de um novo nível para os anunciantes atingirem seus públicos específicos", afirmou o executivo.

O novo sistema de busca patrocinada da empresa permite que os anunciantes indiquem quem eles querem atingir com base em critérios como localização geográfica e sexo.

O novo centro de publicidade da divisão online da Microsoft, MSN, deve ser lançado nos Estados Unidos no próximo mês depois de ser testado em mercados piloto.
  Reuters


 
 

 
 

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