Pela 1ª vez, Suécia condena internauta por pirataria on-line

da Folha Online

A Justiça da Suécia condenou, nesta terça-feira, um internauta a pagar US$ 2.000 por distribuir um filme em redes P2P (peer-to-peer). A decisão pode ser considerada um marco: esta é a primeira vez que o país pune alguém pelo crime de pirataria na web.

Segundo o tribunal de Vastmanland, Andreas Bawer, 28, violou os direitos autorais ao disponibilizar na internet a produção. A agência de notícias Associated Press, que divulgou a notícia, não especifica o nome do filme.

A indústria cinematográfica comemorou a decisão. Para representantes do setor, as autoridades do país devem agora ser mais rígidas em relação à pirataria on-line. Estima-se que mais de 10% dos suecos troquem músicas, filmes e jogos na internet sem pagar pelos direitos autorais.

"A sentença representa uma mensagem para aqueles que trocam arquivos na internet. Este é o primeiro passo em direção ao cumprimento das leis", disse Henrik Ponten, porta-voz do grupo Antipiratbyran, que representa a indústria de entretenimento sueca.

Por outro lado, Torbjorn Persson, o advogado do internauta condenado, discordou da multa. "Ela foi muito alta, pois meu cliente ofereceu apenas um filme uma única vez", afirmou.

Com agências internacionais
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home