Canon desenvolve células combustíveis de energia

A japonesa Canon anunciou na terça-feira que desenvolveu minúsculas células de combustível que espera que sejam capazes de substituir baterias convencionais como fontes de energia em algumas de suas impressoras e câmeras digitais, dentro de três anos.

A Canon se unirá a um pequeno exército de empresas, entre as quais Toshiba, NEC e Hitachi, que trabalha no desenvolvimento e comercialização de baterias de células de combustível para a próxima geração de produtos eletrônicos.

A tecnologia de células combustíveis mistura hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade, e é vista como substituta promissora das atuais baterias de íons de lítio usadas em computadores portáteis e outros produtos móveis.

A Canon, maior fabricante mundial de copiadoras e câmeras, está investindo agressivamente no desenvolvimento de novos produtos, ansiosa por encontrar novos propulsores de crescimento agora que o mercado de câmeras digitais está se desacelerando e que a concorrência no mercado de copiadoras e impressoras começa a esquentar.

A decisão é parte do plano da empresa para reduzir seus custos de insumos produzindo maior quantidade de componentes em suas próprias instalações. A Canon também está desenvolvendo telas de diodos orgânicos de emissão de luz (OLED), para substituir as telas de cristal líquido (LCD) que compra de outras empresas para uso em suas câmeras e impressoras.

Embora a maior parte do desenvolvimento das minúsculas células combustíveis esteja hoje concentrada em aparelhos capazes de retirar hidrogênio do metanol, a Canon está trabalhando em um sistema que fornece hidrogênio diretamente, de um cartucho que poderá ser reabastecido.

O sistema da Canon seria menos prejudicial ao meio ambiente porque as células combustíveis que extraem hidrogênio do metanol emitem certo volume de dióxido de carbono como subproduto. As células combustíveis que usam apenas hidrogênio não fazem isso.

A empresa desenvolveu três protótipos. Um é relativamente grande e seria provavelmente destinado a impressoras compactas, o outro tem o tamanho certo para uma câmera digital e o menor tem cerca de três por quatro centímetros e se destinaria a aparelhos portáteis ainda menores.
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home