Pesquisa aponta exagero no medo de nova bolha da Internet

Eric Auchard

A animação quanto a uma nova categoria de programas de computador que ajudam os clientes a personalizar seu uso da Web alimentou temores, no setor de Internet, quanto à possível formação de uma segunda bolha no mercado.

Mas novos dados divulgados pela Thomson Venture Economics sobre o capital de risco norte-americano sugerem que o montante real de investimento na Internet vem caindo, apesar da onda de interesse naquilo que os especialistas do setor vêm designando como "Web 2.0".

O financiamento destinado a empresas puramente de Internet caiu a 596,3 milhões de dólares no terceiro trimestre nos Estados Unidos, ante 840,5 milhões de dólares no segundo trimestre deste ano e 641,4 milhões de dólares há um ano, de acordo com a Venture Economics.

No total, os investimentos feitos com capital de risco nos EUA no terceiro trimestre caíram em 13 por cento ante o segundo trimestre, para 5,26 bilhões de dólares, mas subiram também 13 por cento em relação aos 4,65 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2004, segundo o estudo.

No início de 2000, as ações de tecnologia começaram a despencar, após supervalorização das empresas de Internet na expectativa de crescimento explosivo dos negócios e lucros online que acabou não se confirmando.

Pouco mais de 5 anos depois, mesmo sem dados concretos, o Vale do Silício foi tomado por rumores, alimentados por exemplos isolados, de que uma bolha de investimentos se aproxima.

Os tópicos quentes são os empreendimentos relacionados a redes sociais, que permitem que pessoas colaborem de maneira mais efetiva via Internet, e a tecnologia dinâmica, que possibilita que dados de um site alimentem automaticamente recursos em outros sites.

Programas como esses foram inspirados pelo sucesso do Google com o Google Maps, e pelo site de troca de fotos Flickr, do Yahoo!.

"Há uma sensação de que um ''boom'' está próximo, outra vez", disse Vinod Khosola, um dos gurus do capital de risco para negócios no Vale do Silício, a um salão lotado de espectadores durante a segunda conferência anual O''Reilly Web 2.0, importante evento do setor de Internet em São Francisco.
  Reuters

 

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home