Carros a energia solar viajam por deserto

Vinte e dois carros solares em formato de insetos, projetados e construídos por universidades e empresas de todo o mundo, partiram em viagem pelo vasto e inóspito deserto da Austrália no domingo, na oitava World Sollar Challenge.

O Sky Ace Car, da Ashiya University, em Osaka, Japão, liderava depois de ser o primeiro colocado na qualificação para a corrida de 3 mil quilômetros pelo centro da Austrália, da cidade de Darwin, no norte tropical do país, até Adelaide, no Estado de South Australia.

Kunio Nakagawa, professor da Ashiya University, disse que o carro de sua equipe, uma dos favoritas na corrida, era capaz de atingir velocidades médias de 95 quilômetros por hora. "O primeiro objetivo é terminar a corrida em segurança, e o segundo chegar entre os três primeiros", disse Nakagawa em entrevista a uma rádio.

A equipe holandesa Nuna 3 está de volta depois de vencer as duas corridas passadas, em 2001 e 2003, e há inscritos de 10 outros países, entre os quais Estados Unidos, França e Canadá. A Nuna 3 estabeleceu o recorde da prova, com 30 horas e 54 minutos, em 2003.

A corrida foi concebida como um desafio de projeto e construção de carros solares usando as mais inovadoras aplicações de tecnologia de transportes e energia alternativa.
 
Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home