Conheça as "boas maneiras" no envio de e-mails profissionais

da Folha Online

Com a utilização dos e-mails tornando-se cada vez mais comum no ambiente de trabalho, é essencial conhecer as boas maneiras no uso desta ferramenta. Caso contrário, ela pode atrapalhar --e não ajudar, como é a intenção-- a comunicação entre os internautas.

Segundo uma pesquisa do The Creative Group, as práticas mais irritantes são o envio de arquivos pesados não-solicitados (29%) e uso da opção "responder a todos" quando não é necessário (29%). Em seguida vêm os textos longos (16%) e erros gramaticais (13%).

"Conforme o uso dos e-mails aumenta, torna-se cada vez mais essencial saber como gerenciá-los. Ao compor uma mensagem, por exemplo, é necessário ser breve e especificar o que deseja logo no início do texto", afirma Tracey Fuller, diretora do The Creative Group.

Para ela, é importante que os e-mails sejam sempre leves. "Coloque links para fotos, para apresentações de PowerPoint ou se ofereça a enviar essas informações quando requisitado. Muitos profissionais têm caixas de e-mail com capacidade limitada e os arquivos pesados ocupam espaço."

A especialista também aconselha o uso da opção "responder a todos" somente quando necessário. "Considere se todas as pessoas da lista vão aproveitar aqueles dados. Caso a resposta seja negativa, exclua os internautas que não precisam recebê-los."

Ao elaborar uma mensagem, também é importante ser específico. Em vez de escrever "Reunião de hoje" no título, opte por "Reunião sobre a estratégia de marca" --desta forma, fica mais fácil para o destinatário classificar o e-mail.

Além disso, os textos grandes devem apresentar um resumo com seu conteúdo para o internauta decidir em pouco tempo se deve ou não ler a mensagem até o fim. Por último, as mensagens só devem ganhar ícones indicando urgência se forem compatíveis com essa classificação.

O estudo do The Creative Group considera respostas de 250 executivos norte-americanos que trabalham na área de propaganda e marketing.

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home