Pesquisadores querem Internet de 40 Gb por segundo
 


Cientistas da Espanha pretendem criar uma rede capaz de transmitir dados a até 40 gigabits por segundo, praticamente 40 mil vezes mais veloz do que a banda larga que se tem hoje no Brasil.

Os pesquisadores da Universidade Técnica de Valência já conseguiram, como parte de um projeto chamado LABELS, transmitir dados à absurda velocidade de 20 gigabits por segundo usando cabos de fibra ótica. Eles estão empenhados no desenvolvimento de uma tecnologia chamada de oticoeletrônica, que consiste em multiplicar a transferência de pacotes de dados pela Web, modificando, em diferentes pontos da rede, os comprimentos de onda em que cada um deles é transportado.

Um dos pesquisadores envolvido no projeto, José Capmany, conta que, teoricamente, a oticoeletrônica poderá desenvolver conexões de até 40 gigabits por segundo. "O sistema de troca de dados por fibra ótica existente funciona como uma ligação telefônica: primeiro deve-se efetuar uma ligação e então ela é transmitida, que é ótimo se for usada por um longo período. Entretanto, não é ideal para enviar dados pela Internet em pacotes, que é a razão pela qual o IP fez tanto sucesso. Por isso estamos levando isso para o domínio ótico", diz o pesquisador.
 
Magnet

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home