Piratas virtuais contam com ajuda de fax para aplicar golpes

da Folha Online

Os piratas virtuais podem ter esgotado --momentaneamente-- a criatividade para inventar golpes utilizando tecnologias avançadas. Agora, essas pessoas mal-intencionadas parecem ter dado um passo atrás e passaram a utilizar aparelhos de fax em suas fraudes.

A empresa britânica de segurança Sophos identificou uma tática em que piratas mandam e-mails aos internautas, pedindo que eles passem suas informações financeiras via fax. A estratégia é mais simples do que a tradicional: geralmente, códigos maliciosos são instalados no micro das vítimas para roubar os dados digitados.

Para convencer os internautas, as mensagens são enviadas em nome do serviço de pagamento on-line PayPal, usado pelo site de leilões eBay. O texto diz que alguém tentou deletar todos os dados do usuário.

"Queremos ter certeza que sua conta não foi acessada por terceiros", diz o e-mail com um formulário em anexo. Esse documento, que deve ser enviado por fax, pede diversas informações sobre o cartão de crédito do internauta.

"É possível que as pessoas preocupadas com sua segurança considerem o envio de informações via fax mais seguro do que via e-mail", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos.

De acordo com o especialista, esses piratas podem ter cometido um erro básico. Ao fornecer o número de fax, é possível que sejam encontrados mais facilmente por policiais.



 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home