Etiqueta "falante" conta a história dos vinhos

Uma etiqueta "falante", inserida em vinhos, poderá, em breve, contar tudo o que consumidores italianos quiserem saber sobre uma garrafa em particular, desde a história da produção ao tipo de refeição que ela deve acompanhar. "A idéia é fazer com que cada vinho seja capaz de se explicar em primeira pessoa", disse Daniele Barontini, cuja companhia Modulgraf está acertando os detalhes finais da tecnologia para lançamento em novembro.

"Nós vemos nossa etiqueta em restaurantes, lojas de vinhos e em vinícolas que oferecem degustação", disse Barontini à Reuters. A nova etiqueta é na verdade um chip inserido na garrafa que pode ser lido por um aparelho especial do tamanho de um maço de cigarros. "Ela pode dizer como degustar o vinho, de onde ele veio e tudo aquilo que você gostaria de ouvir de sommelier", afirmou Barontini. "Você até pode ter música."

Barontini disse que algumas das vinícolas mais sofisticadas da Itália, como a Brunello, mostraram interesse na tecnologia. A Modulgraf, uma companhia especializada em etiquetas de vinhos e produtos que previnem falsificação, planeja lançar a "etiqueta falante para vinhos" - que ainda não tem um nome oficial - na prestigiada feira de vinhos de Milão, marcada para novembro.

A etiqueta foi patenteada pelo engenheiro alemão Florentin Doring, que trabalha na Modulgraf. Ela também será capaz de ajudar a prevenir fraudes de produtos, afirmam seus criadores.
 
Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home