Internautas mudam hábitos por medo de espionagem virtual

da Folha Online

O medo de espionagem virtual --problema cada vez mais comum no universo digital-- faz com que internautas mudem seus hábitos on-line. A informação foi divulgada pela Pew Internet and American Life Project, que entrevistou 2.000 norte-americanos entre maio e junho.

Cerca de 81% deles dizem não abrir mais os anexos de e-mails --esses usuários só acessam o conteúdo quando têm certeza que ele é seguro. Além disso, 48% deixaram de visitar sites que podem instalar programas no micro, mesmo sem o usuário saber.

O estudo também mostra que 25% dos internautas deixaram de baixar música ou vídeo de redes P2P (peer-to-peer), enquanto 18% dos internautas trocaram de navegador para evitar problemas de espionagem.

"As pessoas estão se sentindo menos livres para fazer o que querem no universo virtual", afirma Susannah Fox, responsável pelo estudo.

O roubo de informações via internet acontece quando piratas virtuais instalam no micro das vítimas programas conhecidos como spyware --isso é feito quando a vítima abre anexos infectados ou visita sites maliciosos.

Esses códigos roubam as informações digitadas que podem, por exemplo, ser utilizadas para transferências bancárias não-autorizadas.

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home