Bookmarks sociais
Sandra Pecis

Atende pelo curioso nome de Del.icio.us um dos sites de maior sucesso da Web atualmente. Trata-se de um bookmark social, ou seja, um sistema de compartilhamento de links. Os usuários cadastrados enviam endereços de notícias, sites e downloads interessantes e tudo mais que está rolando de quente no momento.

São centenas de links distribuídos por hora, e os internautas podem conferi-los no próprio site (o endereço é assim mesmo: del.icio.us) ou receber as atualizações por meio de RSS. Outros serviços similares, mas menos populares, são estes (infelizmente, todos em inglês):

www.blogmarks.net www.blinklist.com www.jots.com www.spurl.net www.furl.net www.simpy.com www.connotea.org

Para organizar os milhares de links que recebem diariamente, esses sites fazem uso de "tags", uma ferramenta que também está ficando cada vez mais popular. Funciona da seguinte forma: em vez de classificar as informações em pastas ou categorias fixas, o usuário insere, livremente, palavras que tenham relação com o conteúdo. Essas palavras acabam formando as seções dos sites, com destaque para as mais populares, é claro.

As "tags" (algo como etiquetar) também estão sendo utilizadas para classificar fotos e outros elementos. O popular álbum de fotos Flickr (www.flickr.com), adquirido pelo Yahoo, foi um dos que mais difundiu o conceito de "tags", também uma maneira bem divertida de navegar e obter informações. Outras sites que utilizam a ferramenta são estes:

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home