Fabricante de chips AMD entra com ação antitruste contra Intel

da Folha Online

A fabricante de chips AMD (Advanced Micro Devices) entrou com uma ação antitruste contra a sua rival Intel, acusando-a de forçar contratos exclusivos para impedir consumidores de comprar chips dela.

No processo judicial, entregue nesta segunda-feira na Corte do Distrito de Delaware (Estados Unidos), a AMD alega que a Intel intimidou 38 companhias, incluindo fabricantes de computadores em larga escala, distribuidores de chips no atacado e varejistas, para manter o monopólio no mercado.

Os microprocessadores funcionam nos sistemas operacionais das famílias do Microsoft Windows, Solaris e Linux.

"Qualquer consumidor no mundo merece liberdade de escolha e benefícios da inovação e essas coisas estão sendo roubadas no mercado de microprocessadores", afirmou Hector Ruiz, presidente e diretor-executivo da AMD em Sunnyvale.

O representante da Intel não foi encontrado para comentar a ação.

Em março, a agência antimonopólio do Japão fez um advertência à Intel, afirmando que a companhia estava desacelerando a competição no mercado ao pressionar clientes japoneses para comprar apenas seus chips. À época, a Intel também negou as alegações.

A Comissão Européia disse que estava fazendo uma investigação sobre a Intel por suspeitas de violações antitruste e que estava cooperando com autoridades japonesas.

Com agências internacionais

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home